Quase 2,5 mil não sacaram abono do Pis em Maringá

Mais de 2.400 trabalhadores de Maringá que têm o direito ao abono do Pis ou Pasep referente ao ano base 2014 ainda não sacaram o benefício de R$ 880. A informação é do Ministério do Trabalho e Emprego. Somente em Maringá, o montante corresponde a R$ 2,169 milhões. O prazo para o saque termina no dia 29 de dezembro. Caso o trabalhador não retire o benefício, o valor retorna ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Tem direito ao abono quem trabalhou ao menos dois meses no ano de 2014 com carteira de trabalho assinada, com um vencimento médio de até dois salários mínimos e que teve os dados corretamente informados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Em todo o Paraná, de acordo com o governo federal, são 44 mil pessoas que têm o direito ao benefício. O montante no Estado é de pouco mais de R$ 39 milhões. A cidade que lidera o ranking é Curitiba com mais de 11 mil ‘esquecidos’, seguida por Londrina e Maringá.

Para sacar o benefício do Pis, o trabalhador que tem o cartão cidadão pode procurar um terminal de auto atendimento da Caixa Econômica Federal ou uma casa lotérica. Quem não tem o cartão pode comaprecer a qualquer agência da Caixa levando o número do Pis e documentos pessoais.

No caso do servidor púlico, que recebe o Pasep, o crédito é restituído em conta corrente. Caso isso não ocorra, o trabalhador deve procurar uma agência do Banco do Brasil em busca de informações.

Em andamento

O calendário atual que segue com pagamento até junho do ano que vem, prevê no Brasil R$ 14,8 bilhões para pagamento do abono salarial, para 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito. Com base no calendário, quem nasceu nos meses de julho a dezembro, recebe o benefício ainda no ano de 2016. Já os nascidos entre janeiro e junho recebem no primeiro trimestre de 2017.

Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.

Fonte: Jornal Metro