Fiscalizações conjuntas nas obras é tema de reunião do Comitê de Incentivo à Formalidade

As fiscalizações nas obras que estão sendo realizadas em conjunto pelo CREA-PR, Fetranconspar e Sinduscon’s foi o tema da reunião do Comitê de Incentivo à Formalidade no Setor da Construção Civil, realizada nesta segunda-feira, dia 01. O encontro aconteceu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), em Curitiba.

O presidente do SINTRACOM MARINGÁ, Jorge Moraes, participou da reunião como um dos representantes da Fetraconspar. Também participaram da reunião em nome da federação os companheiros José Ávido Pacheco, José Aparecido Martins, Climar Ribas dos Santos, Roberto Leal Americano e Bruno Jacomasso Colaço.

Comitê de Incentivo à Formalidade na Construção Civil

Formado pelo Crea-PR, Sinduscon e Fetraconspar, o Comitê de Incentivo à Formalidade busca estimular o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, contribuindo para a melhoria da qualidade do emprego e das condições de saúde e segurança do trabalho.

O Comitê é composto por um Comitê Diretor Estadual que se reúne mensalmente para analisar as ações desenvolvidas em cada comitê diretor regional, dividindo-se entre as bases territoriais dos sindicatos, sendo: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

No canteiro de obras, membros do comitê fazem o levantamento das condições básicas de segurança. Eles seguem uma lista estabelecida pela NR-18 e observam itens sobre o cumprimento da legislação trabalhista, especialmente o registro em carteira do pessoal da obra.