SINTRACOM sedia evento de encerramento da Sipat da MRV

A sede social do SINTRACOM recebeu na última sexta-feira, dia 23, o evento de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Construtora MRV. O encontro reuniu mais de 450 trabalhadores de Maringá e região.

O presidente do SINTRACOM, Jorge Moraes, fez a abertura do evento e destacou a importância da criação da NR18 para a segurança dos trabalhadores nos canteiros de obra. Ele explicou que foi a norma que trouxe medidas de controle e sistemas preventivos de segurança no meio ambiente de trabalho da construção civil.

Jorge também falou sobre a convenção coletiva e o fortalecimento do sindicato com o aumento do número de associados. “A partir do próximo ano a convenção coletiva vai trazer benefícios apenas para os associados e não mais para todos os trabalhadores”, explicou.

Ao longo da semana o técnico em segurança do trabalho do SINTRACOM, Márcio Cardoso dos Santos, ministrou quatro palestras nos canteiros de obras. Nas apresentações Márcio falou sobre a importância do uso dos EPIs, cuidados para evitar acidentes, deveres e obrigações das empresas e trabalhadores, entre outros assuntos.

Sobre a Sipat

Todas as empresas que possuem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) devem promover, anualmente, a Sipat. Por meio de palestras, gincanas, sorteios de brindes e atividades motivacionais, a Sipat desenvolve a consciência e orienta o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.