Central de Atendimento
Tel.: (44) 3226-3456
Caixa anuncia linha de crédito para antecipação da grana do FGTS

A partir desta segunda-feira (27), o trabalhador que optou pelo saque-aniversário do FGTS poderá antecipar a grana e pegar crédito com juro fixo de 0,99% ao mês. Será possível antecipar três parcelas, ou seja, três anos do saque com valor total mínimo de R$ 2.000. O valor máximo depende do limite do saldo disponível no fundo de garantia do trabalhador.

 

A contratação será digital e não é obrigatório escolher a Caixa. Pelo aplicativo FGTS ou site fgts.caixa.gov.br, o trabalhador acessa sua conta do FGTS e indica o banco em que deseja pedir o crédito.

 

Depois, clica na opção saque aniversário e, na próxima tela, autoriza o acesso às informações do FGTS pela instituição financeira escolhida. A liberação começa no dia 27 de julho.

 

Cliente da Caixa podem contratar a linha de crédito pelo internet banking da Caixa. Neste caso, é possível fazer uma simulação da operação. Após a assinatura digital, a contratação é concluída.

 

"Nossa expectativa é que mais de um milhão de clientes façam essa adesão. É uma linha de crédito muito rápida, muito barata, em comparação com as demais, e, neste momento, facilita para que o trabalhador nem precise ir às agências", afirmou Pedro Guimarães, presidente da Caixa, em coletiva nesta quinta (23).

 

De acordo com Guimarães, dos 61 milhões de trabalhadores vinculados ao FGTS, 10% já aderiram ao saque-aniversário. A modalidade permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.

 

O saque-aniversário não impede o pagamento da multa de 40%, em caso de demissão sem justa causa. No caso de rescisão de contrato o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória.

 

Quem tem conta bancária em qualquer banco pode solicitar o crédito em conta e, na data de liberação do recurso, o valor será transferido para a conta bancária indicada, sem qualquer ônus para o trabalhador.


Fonte: Folha de S.Paulo