Trabalhadores do Grupo TN Móveis aprovam adoção de banco de horas

O secretário geral do SINTRACOM Maringá, Mauro Cardoso, participou, nesta terça-feira, dia 26, da assembleia para aprovação do banco de horas no Grupo TN Móveis. Na ocasião, 50 trabalhadores das empresas TN Móveis, Tomke Móveis e Teka Móveis, que formam o grupo, votaram pela aprovação do sistema.

Segundo Mauro várias empresas têm procurado o Sindicato para firmar acordos semelhantes. “Com a crise, a alternativa é buscar o banco de horas como uma das soluções para evitar demissões. O modelo não é vantajoso para o trabalhador, mas a atual situação exige algumas concessões”, explicou.

Banco de horas

O banco de horas é uma forma de compensar as horas trabalhadas a mais, no qual o empregado, em vez de receber pelas horas extras realizadas, terá direito a folgar.

O prazo máximo é de um ano e a aprovação do sindicato é obrigatória para que o acordo seja firmado. Se, esgotado o prazo, o empregado tiver crédito de horas trabalhadas, as mesmas deverão ser pagas como horas extras.

Se, por outro lado, o empregado tiver débito, isto é, deveria ter trabalhado mais horas para compensar os descansos, a empresa deverá simplesmente zerar o banco, não podendo descontar qualquer valor da remuneração.