Comitê Diretor de Incentivo à Formalidade discute alternativas para aprimorar as fiscalizações nos canteiros de obras

O Comitê Diretor de Incentivo à Formalidade no Setor da Construção Civil recebeu nesta segunda-feira, dia 11, representantes da empresa IG Tech Sistema. No encontro foram discutidas alternativas para aprimorar as fiscalizações dos canteiros de obras. A reunião aconteceu na sede do SINTRACOM Maringá.

Os representantes da IG Tech apresentaram uma ferramenta desenvolvida pela empresa para facilitar o controle e gerenciamento das normas e rotinas da segurança do trabalho. O Moblean é um aplicativo Android que atende aos vários requisitos das NR’s por meio de ferramentas da engenharia da produção e da segurança do trabalho.

Atualmente todas as rotinas nas fiscalizações dos canteiros de obras são realizadas em papel. Segundo o engenheiro de produção da IG Tech, Renan Cerrato, a adoção da ferramenta vai trazer mais agilidade nas inspeções. “Hoje, após as fiscalizações, os técnicos tem que consolidar todos os dados coletados em um relatório. Com o aplicativo esse relatório já é gerado automaticamente”, explicou.

O Comitê de Incentivo à Formalidade foi representado pelos técnicos em segurança do trabalho do SINTRACOM, Márcio Cardoso dos Santos, Levy Carraro Montini e Igor Júnior Nunes, e pela técnica em segurança do trabalho do Sinduscon-NOR/PR, Marisete de Fátima Volpato.